Veículos de Comunicação

Oportunidade

Governo criará grupo para discutir melhorias no setor elétrico

Ministro de Minas e Energia afirma que tarifas podem aumentar, caso sejam necessários novos investimentos

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, informou nesta segunda-feira, 16, que o governo vai criar um grupo de trabalho para avaliar a possibilidade de melhorias no sistema de transmissão de energia elétrica. Segundo ele, o grupo será formado por autoridades do setor elétrico – com representantes do Operador Nacional do Sistema (ONS), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), entre outros – com coordenação do secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann. O ministro disse ainda que um dos objetivos é convocar os especialistas "que vêm apresentando ideias nos jornais".  

"Na inteligência de cada brasileiro haverá de ter um laboratório em estágio letárgico pronto a explodir em pétalas de solução", disse o ministro, em palestra na abertura da Conferência Brazil Global Energy, no Rio. "Não queremos ter o monopólio das soluções", completou o ministro, concluindo que "a luta" do governo é para "que não falte jamais energia elétrica".

Em rápida entrevista após a palestra, Lobão afirmou que o governo pode abrir mão da busca pela modicidade tarifária caso se conclua que são necessários novos investimentos para segurança do sistema. Também presente ao evento, o presidente de Furnas, Carlos Nadalutti, disse que o aumento da segurança do sistema representa maiores custos e que a questão deve ser discutida com a sociedade.