O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) realiza desde terça-feira (12) fiscalização na barragem, na saída de Três Lagoas para São Paulo com o intuito de vistoriar caminhões que transportam produtos químicos, tais como acetona, cloro, ácido clórico, entre outros.
De acordo com o fiscal Reginaldo Jamacino, no primeiro dia de fiscalização, quatro transportadoras receberam auto de infração e foram multadas em R$ 10 mil cada por transportar produto perigoso sem licença. Outras 20 foram apenas notificadas. O balanço parcial da fiscalização realizada nesta quarta ainda não foi divulgado pelo Ibama.
O fiscal explicou que por ser pólo industrial de papel e celulose, vários caminhões com produtos químicos chegam à Três Lagoas, por isso a necessidade da vistoria. "As empresas de papel e celulose utilizam com frequência esses produtos", disse.
O Ibama vai vistoriar também se os orgãos competentes pela segurança do município estão preparados para lidar com possíveis acidentes envolvendo caminhões com esse tipo de carga.