Veículos de Comunicação

Oportunidade

Incra cede área para treinamento militar no MS

Durante o tempo em que estiverem em exercício, os militares irão verificar o nível de preservação da mata

A reserva legal e a área de preservação permanente do assentamento Santa Mônica, em Terenos (MS), a 30 km de Campo Grande, serão palco de adestramento militar. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) confirmou a cedência temporária do terreno à Brigada de Infantaria Paraquedista do Comando Militar do Leste.

No total, 1,6 mil hectares de cerradão serão emprestados pelo instituto para treinar 450 paraquedistas. Os exercícios ocorrem de 5 a 13 de agosto, incluindo saltos e simulações de combate.

Para o Incra, a vantagem está no reforço da preservação ambiental. Durante o tempo em que estiverem em exercício, os militares irão verificar o nível de preservação da mata. Caso sejam encontradas irregularidades, como queimadas criminosas ou desmatamentos, as autoridades ambientais serão chamadas para resolver o problema e notificar os responsáveis. O assentamento Santa Mônica foi criado em 2005 e abriga 715 famílias.