Veículos de Comunicação

Oportunidade

Inmetro avalia laboratório da Sanesul para selo de qualidade

O diretor-técnico Victor Dib Yazbek Filho acompanhou as reuniões e a apresentação do relatório final

O Laboratório Central de Análises da Sanesul, em Campo Grande, recebeu a visita de três integrantes do Instituto de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro) que vieram avaliar os procedimentos do laboratório central da empresa, visando à obtenção do selo de qualidade ISO/IEC 17025/2005. As avaliadoras procederam as análises durante os dias 4, 5 e 6 de novembro. O diretor-técnico Victor Dib Yazbek Filho acompanhou as reuniões e a apresentação do relatório final.

A avaliação objetiva verificar se o Sistema de Gestão da Qualidade do Laboratório Central atende aos requisitos e critérios da norma para obtenção da acreditação. Este selo valida a competência técnica de laboratórios de ensaio e calibração em âmbito internacional. Ou seja, a acreditação junto ao Inmetro é o reconhecimento formal de que o laboratório tem competência para realizar seus ensaios, e que todos os resultados de análises serão aceitos em todo o mundo.

A equipe permaneceu na Sanesul acompanhando todos os procedimentos administrativos, técnicos e operacionais do laboratório , desde o recebimento das amostras até os resultados das análises, e avaliou cada um desses passos conforme a norma institucional.

Após as avaliações, a recomendação proposta pela Divisão de Acreditação de Laboratórios (Dicla) do Inmetro foi a concessão da acreditação do laboratório para o escopo solicitado, desde que eliminadas as não-conformidades constantes no relatório feito pelas avaliadoras e no prazo de 90 dias.

De acordo com a gerente de controle sanitário Tânia Cristina Marchesi, tais não-conformidades se referem a  ajustes necessários no sistema de gestão da qualidade do Laboratório Central. A partir da recomendação da Dicla, o laboratório vai trabalhar nas não-conformidades a fim de encaminhar à equipe avaliadora do Inmetro, no prazo determinado, as evidências das ações corretivas.  “Nada que nos pareça impeditivo para a acreditação, porém teremos que trabalhar duro nesses três meses”.

Conforme Tânia, a avaliação foi excelente para o laboratório, pois a gerente pôde constatar que a quantidade de não-conformidades é muito baixa. “São ajustes que normalmente acontecem nas avaliações do Inmetro. Toda a equipe do laboratório está de parabéns”.

“O que diferencia este certificado dos outros é que são profissionais do próprio Inmetro que veem avaliar o laboratório, e não de uma empresa credenciada, como ocorre com a ISO 9001. Isso faz com que a obtenção desse selo seja mais difícil e mais valorizada”, lembra a gerente.

Para o diretor-técnico Victor Dib Yazbek Filho, “a visita foi importantíssima para atingirmos o objetivo que é a obtenção do selo. Mas foi muito bom ver que, durante o relatório final, as avaliadoras enfatizaram o clima de harmonia com que foram recebidas e a transparência com que os trabalhos transcorreram. Isso é uma mostra de que a Sanesul está fazendo um bom trabalho e não tem o que esconder”.

A equipe da Dicla foi formada pela avaliadora de gestão administrativa, Olga Ramos Leal; pela avaliadora de análises químicas, Akiê Ávila; e pela avaliadora de análises microbiológicas, Dirce Mithico Yano. Os funcionários da Gecsa assitiram à apresentação do relatório final.

A Norma NBR ISO/IEC 17025 orienta os laboratórios de análises para a implantação de um sistema de gestão da qualidade,  de forma a organizar e adotar processos de melhoria contínua, além de especificar os requisitos gerais para a competência do laboratório em realizar seus ensaios e dar garantia dos seus resultados.

As vantagens da implantação desta norma e da certificação são conquistas de novos mercados, aumento da confiança dos clientes, evidência de que o laboratório foi avaliado, divulgação e marketing dos serviços certificados, aprimoramento técnico, valorização profissional e integração da equipe.