Em Mato Grosso do Sul, 47% dos municípios já tiveram a fase de coleta do Censo 2010 encerrada. De acordo com informações do site de acompanhamento do IBGE, atualizado nesta quarta-feira, 2.342.086 pessoas já foram recenseadas.
Campo Grande já teve 745.714 pessoas recenseadas, o que representa 99% da estimativa do IBGE que é 755.107.
Os valores aproximados da população foram obtidos para facilitar o acompanhamento da fase de coleta do Censo, sendo que os números foram calculados com base em estimativas da população no ano passado.
Levando em conta esses dados, nota-se que alguns municípios já tiveram crescimento populacional e outros não.
Nova Alvorada do Sul foi o município que mais registrou crescimento até agora, sendo que a coleta nessa cidade ainda não foi finalizada. O IBGE estimou 12.673 habitantes, sendo que já foram recenseados 14.805, o que representa 17% de aumento.
Das que já encerraram a primeira etapa, Taquarussu foi a que teve mais aumento. Com uma média de 2,98 moradores por domicílio, a cidade teve 11% de habitantes a mais do que o previsto pelo instituto.
Redução – Em 13 municípios o número de pessoas recenseadas ficou abaixo do estimado pelo IBGE levando em conta dados de 2009. Isso pode significar uma redução no número de domicílios, o que será confirmado após o término do Censo.
Eldorado foi a cidade com maior redução. No município, localizado a 447 quilômetros de Campo Grande, foram recenseadas 90% das pessoas estimadas pelo IBGE.
Em números, a população era estimada em 12.421, mas somente 11.122 foram recenseadas.
Antônio João, Sete Quedas, Porto Murtinho, Amambai, Novo Horizonte do Sul, Nioaque, Naviraí, Japorã, Iguatemi, Fátima do Sul, Bodoquena e Batayporã também, tiveram redução, levando em conta a população recenseada após o término da fase de coleta.