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Marcas com preço médio ganham mais espaço

O levantamento classificou os cinco produtos mais vendidos no Brasil em 128 categorias entre março de 2008 e março deste ano

Marcas de preço intermediário, como o molho de tomate Fugini, estão desbancando tradicionais líderes de mercado, no caso o Pomarola, da Unilever, agora “ex-primeiro colocado" da categoria, segundo pesquisa da Nielsen feita para a revista “Super Varejo", da Associação Paulista de Supermercados. O levantamento classificou os cinco produtos mais vendidos no Brasil em 128 categorias entre março de 2008 e março deste ano. Com preços até 30% menores que os campeões de venda usuais, produtos como os sorvetes Jundiá, o amaciante Ypê, da Química Amparo, e o inseticida Fort, da Bombril estão ganhando a preferência dos consumidores, principalmente das classes C, D e E, que desfrutam nos supermercados do aumento do poder aquisitivo dos últimos anos. "Não é todo mundo que tem R$ 15 para gastar em um pote de dois litros de sorvete", diz Thaíne Cal, gerente de marketing da Jundiá, de Itupeva (SP). "Muita gente que não comprava certos produtos passou a adquirir esses itens por meio de concorrentes com preço mais baixo", explica o presidente da Apas, João Sanzovo. Graças a isso, marcas que desde a década de 70 concentravam até 90% das vendas agora têm rivais que incomodam.