Veículos de Comunicação

Oportunidade

Mato Grosso do Sul participa da maior feira de turismo do Brasil

Mato Grosso do Sul ocupará um espaço de 1.044 metros quadrados

De 26 a 30 de maio de 2010 acontece no Anhembi, em São Paulo, a 5º edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil. Mato Grosso do Sul estará presente mais uma vez apresentando sua música, dança, gastronomia, artesanato, produtos e serviços turísticos na maior feira do setor no Brasil.

O Salão do Turismo visa mobilizar, promover e comercializar os roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil.

Segundo a diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nilde Brun, o salão representa um divisor de águas no turismo do Brasil e do Estado. “Participamos desde o primeiro salão, este ano estamos levando três ônibus com empresários do setor, gestores municipais, técnicos da fundação e integrantes das manifestações culturais, gastronomia e artesanato. O salão é uma grande vitrine, onde ocorrem trocas de experiências de sucesso, e nós temos muito para mostrar e  compartilhar”, afirma Nilde Brun.

Promovido pelo governo federal por meio do Ministério do Turismo, o evento apresenta o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios.

Os visitantes podem conhecer os roteiros turísticos das 27 unidades da Federação e adquirir pacotes e produtos/serviços turísticos para visitá-los nas suas próximas viagens. Podem ainda ver e comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País. O público pode também assistir a debates e palestras e ainda conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.

Estande Centro-Oeste

Mato Grosso do Sul ocupará um espaço de 1.044 metros quadrados distribuídos da seguinte forma:

Área Institucional, espaço em comum com os Estados de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Ali serão apresentadas algumas manifestações culturais e servido escondidinho de carne seca e chipa para degustação. Ainda neste espaço o visitante poderá vivenciar uma experiência sensorial: o Projeto Jiboia vai levar serpentes para serem manuseadas pelo público. O contato direto do visitante com as serpentes visa desmistificar os animais e promover a educação ambiental;


Área de Comercialização, centro de venda direta de serviços e produtos turísticos, onde empresários do Estado do setor de turismo terão oportunidade de oferecer e realizar ótimos negócios com o público;

Área da Travessia do Pantanal, um espaço institucional onde será comercializado o roteiro que inclui os Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No local os visitantes poderão saborear o caldo de piranha, típico da região pantaneira;

Área da Agricultura Familiar, onde serão comercializados os produtos destes agricultores.


Saber Fazer

É o espaço onde o visitante pode conhecer de perto as técnicas e os processos produtivos mais tradicionais utilizados na produção artesanal brasileira. No local, Mato Grosso do Sul estará representado pelo mestre Elpídio Alves de Freitas, artesão com mais de 30 anos de experiência na técnica em madeira. Elpídio transformará in loco a matéria-prima em peças artesanais.

Música e Dança

Artistas da cidade de Porto Murtinho encenarão o folclórico “Desafio do Touro Candil”, uma manifestação popular herdada da cultura hispano-americana que recebeu uma nova leitura com a essência da cultura sul-mato-grossense. A apresentação é um misto de crenças, costume e religião representados com dança e teatro.

O grupo Violeiros e Baileiros, de Nova Alvorada do Sul, fará uma apresentação com músicas regionais para animar o público. Os grupos de música e de dança ficaram em 2º lugar no 2º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul que aconteceu no ano passado e, por isso, foram selecionados.

Gastronomia

O prato gastronômico conhecido como “Tilápia a Cocais”, elaborado pelo Pesqueiro Campestre, de Nova Andradina, vai representar o Estado de Mato Grosso do Sul. "Tilápia a cocais” é composto de ingredientes encontrados com facilidade nos municípios da região e ficou no ano passado com o 2º lugar no Festival Gastronômico da Feira Internacional e 2º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul.

Encontro de Negócios

No segundo dia do salão, 27, acontecerá das 9h30 às 13 horas o Encontro de Negócios realizado pelo Ministério de Turismo e Sebrae Nacional. Os temas debatidos pelos empresários serão: Economia da Experiência; Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização e Aventura Segura.