O número de cidades em situação de emergência em Minas Gerais em razão das chuvas subiu de 59 para 63, de acordo com boletim da Defesa Civil do Estado.
Ao todo, 108 municípios mineiros foram afetados pelas tempestades, que causaram a morte de 16 pessoas e ferimentos em outras 52 desde novembro do ano passado.
Segundo o órgão, 2.007 pessoas estão desabrigadas e 13.530 desalojadas, ou seja, foram encaminhadas para casa de parentes, vizinhos e amigos, ou ainda para abrigos públicos.
Em relação aos danos materiais, o informe da defesa civil revela que 171 casas foram destruídas e 4.618 apresentaram algum tipo de dano. A defesa civil registrou a queda de 60 pontes e revelou que 300 apresentaram problemas na estrutura.
Sul de Minas Gerais
A região sul de Minas Gerais é uma das mais afetadas pelos temporais, que são registrados desde o Réveillon.
Na cidade de Lavras, (240 km de Belo Horizonte), as tempestades provocaram o desabamento de duas casas e desmoronamento parcial de um barracão, segundo a defesa civil do município, que informou não ter havido vítimas. Ainda de acordo com o órgão, mais dois imóveis estão na iminência de ruir na cidade e os moradores foram retirados das residências.