A atividade pesqueira nacional tem uma representação notável em Brasília. Em 2003, Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca contava com um orçamento de R$ 11 milhões. Seis anos depois, dispõe de quase meio bilhão de reais para normatizar a indústria do pescado no Brasil. Comandado por Altemir Gregolin, o órgão federal ganhou um importante reforço de pessoal. Lei sancionada no fim de junho promoveu a secretaria ao status de 38º ministério do governo Lula. A alteração ressaltou uma característica da pasta: a profusão de funcionários comissionados. Sob influência de petistas catarinenses – Altemir Gregolin é protegido da líder do governo no Congresso, senadora Ideli Salvatti (PT-SC) -, o Ministério da Pesca vai funcionar com 496 servidores, dos quais 75% contratados sem concurso. O novo braço do executivo é alvo de fortes críticas da oposição e de ambientalistas. Mantém uma relação desgastada com o Ibama, que perdeu a prerrogativa de emitir licenças para a indústria pesqueira.
Oportunidade
Ministério da peixada
Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca recebe status de 38º Ministério de Lula com 75% de comissionados
Mais notícias
Mais artigos
Ver mais
TRÂNSITO
Trabalhador da zona rural é o primeiro de MS a obter CNH pelas novas regras do Brasil
Experiência piloto conduzida pelo Detran-MS marca avanço na digitalização e no acesso à habilitação no Estado
Ver mais
Tecnologia
MS institui Rede Estadual de Transformação Digital para modernizar serviços públicos
Decreto publicado no Diário Oficial estabelece governança e integração tecnológica entre órgãos da administração estadual, com foco em eficiência, transparência e experiência do cidadão.
Ver mais
CULTURA
Governo Federal reconhece cultura gospel como manifestação nacional
Decreto assinado nesta terça-feira formaliza diretrizes para fomento, proteção e valorização das expressões artísticas ligadas à fé cristã.
Ver mais
Dúvidas e dor
Motorista envolvido em capotamento que matou Beatriz segue foragido: 'Era amigo da família', lamenta mãe
Em entrevista ao portal RCN67, a mãe afirmou que o sumiço aumenta a dor e as dúvidas da família. Ela também diz estranhar o fato de o pai do rapaz não atender mais as ligações, já que todos eram amigos
Ver mais
INFRAESTRUTURA
Campo Grande intensifica serviços e registra avanços na limpeza e iluminação
Balanço anual aponta números expressivos em limpeza, iluminação pública, manutenção de vias e reformas de pontes no município
Ver mais
NOVOS EQUIPAMENTOS
Sejusp investe em novas espingardas calibre 12 e perícia científica com DNA
MS compra espingardas calibre 12 para PM e reforça perícia com DNA, cofres e freezers e outros equipamentos forenses.