Veículos de Comunicação

Maracaju

MPT obriga usina a regularizar situação de trabalhadores

Aproximadamente 400 homens continuam hospedados em hotéis de Três Lagoas, até que a situação se regularize

A Polícia Civil está investigando o caso para saber a real causa da manifestação -
A Polícia Civil está investigando o caso para saber a real causa da manifestação -

A Usina São Domingos de Água Clara firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em reunião realizada no último sábado (26) no Ministério Público do Trabalho (MPT) de Três Lagoas. A empresa se comprometeu em regularizar a situação de todos os trabalhadores desalojados em razão de um incêndio ocorrido na última quinta-feira (24) em que seis pavilhões onde funcionavam os alojamentos foram destruídos.

A empresa deixou em aberto para os homens que desejam sair da empresa e prometeu cumprir com todo o pagamento referente às verbas rescisórias. Caso o trabalhador deseje permanecer, ele poderá se manifestar até o dia 1º de abril e terá hospedagem, alimentação e salário mantidos pela São Domingos.

Segundo informações obtidas dos trabalhadores, a manifestação ocorrida no canteiro de obras teve início com uma briga entre um empregado da empresa e um guarda que fazia a vigilância no local. A Polícia Civil está investigando o caso para saber a real causa da manifestação.

No dia da manifestação, a Polícia Militar de Água Clara solicitou reforço da Rondas Táticas e Ostensivas do Interior (Rotai) que enviou três viaturas com 15 homens. Foi necessária a utilização de armamento não letal: granada de efeito moral e munição de borracha para conter os manifestantes.

Aproximadamente 400 homens continuam hospedados em hotéis de Três Lagoas, até que a situação se regularize. 700 homens continuam os trabalhos no canteiro de obras em Água Clara e estão alojados nos dois alojamentos que não foram incendiados. Conforme a assessoria da São Domingos, para que o ritmo volte ao normal pode demorar até quatro meses. Em abril, mais 400 homens seriam contratados, entretanto, a contratação foi suspensa.