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INFRAESTRUTURA VIÁRIA

Governo homologa pavimentação da MS-355 entre Terenos, Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti

Homologação da licitação da MS-355 confirma obra de 53,9 km entre Terenos, Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti.

Máquinas trabalhando em trecho de estrada de chão na região central de Mato Grosso do Sul durante obras de pavimentação da MS-355
Trecho da MS-355 entre Terenos e a região de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti será pavimentado após homologação de licitação. Foto: Buriti News

A pavimentação da MS-355, importante eixo de ligação entre Terenos, Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti, deu um passo concreto com a homologação da licitação pelo Governo do Estado. A Agesul confirmou o resultado do certame que prevê investimento de R$ 230.439.783,50. Este investimento será para implantar 53,9 quilômetros de asfalto na região central de Mato Grosso do Sul.

A licitação, conduzida pela Diretoria de Licitação de Obras (DLO/Agesul) sob o edital nº 067/2025, teve como vencedora a Construtora Perfil Ltda. Com a homologação, foi encerrada a fase de disputa entre as empresas participantes. Ficou autorizada a sequência do processo para assinatura do contrato. Após isso, haverá a emissão da ordem de serviço.

Trechos que serão pavimentados

O trecho que será pavimentado começa no final da zona urbana de Terenos e segue em direção ao acesso a um frigorífico. Passa pelos territórios de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti. Assim, a rodovia tende a reforçar a conexão entre áreas rurais e áreas de produção. Além disso, facilitará o deslocamento diário de moradores e o transporte de cargas.

Além da pavimentação asfáltica, o projeto inclui a construção de Obras de Arte Especiais (OAE’s). Estas são estruturas como pontes ou viadutos necessárias para transpor córregos e outros obstáculos ao longo do traçado. Com isso, o pacote contratado abrange desde a adequação do leito da via até os pontos mais sensíveis do percurso. Estes exigem soluções de engenharia mais complexas.

A contratação foi feita no regime de Contratação Integrada. Nesse modelo, a mesma empresa assume a elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia e a execução da obra. Na prática, o governo centraliza planejamento e construção em um único contrato. Eles buscam maior responsabilidade do vencedor sobre todas as etapas, reduzindo o risco de conflitos entre quem projeta e quem constrói.

Financiamento e Próximos Passos

Os recursos que viabilizam a intervenção têm origem no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Isso vincula a obra a um financiamento de longo prazo voltado à infraestrutura. A homologação confirma que o processo licitatório atendeu às exigências legais e técnicas. Essa etapa é considerada essencial antes da formalização do contrato.

Com essa definição, a MS-355 entra na fila das grandes obras rodoviárias em andamento ou prestes a começar em Mato Grosso do Sul. A expectativa, a partir de agora, recai sobre o cronograma de execução. Este deverá definir quando as equipes chegarão ao trecho. Ainda, de que forma serão organizadas as frentes de trabalho ao longo dos 53,9 quilômetros de rodovia.