Veículos de Comunicação

Oportunidade

MS e Paraná unem esforços pela integração ferroviária

O empreendimento é um dos nove projetos estratégicos do governo de Mato Grosso do Sul na área de infraestrutura

O governador André Puccinelli e o governador do Paraná, Beto Richa, se reuniram nesta segunda-feira -
O governador André Puccinelli e o governador do Paraná, Beto Richa, se reuniram nesta segunda-feira -

O governador André Puccinelli e o governador do Paraná, Beto Richa, se reuniram nesta segunda-feira (7), em Curitiba (PR), para unir esforços em torno de um projeto de integração ferroviária entre os dois estados. O objetivo é viabilizar a construção de um ramal interligando a Ferrovia do Pantanal, na região de Maracaju e Dourados, até Cascavel, no Paraná, passando por Mundo Novo e Guaíra.

O empreendimento é um dos nove projetos estratégicos do governo de Mato Grosso do Sul na área de infraestrutura e sua concretização vem sendo discutida por André desde sua primeira gestão, junto com os demais governos do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) e ao governo federal. “É uma obra fundamental. Além de baratear o custo de escoamento da safra agrícola do centro-oeste e norte do Brasil, vai proporcionar o desenvolvimento econômico e social de toda a região e fortalecer o porto de Paranaguá”, disse o governador paranaense, que assumiu em janeiro para seu primeiro mandato.

O traçado da ferrovia foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1), do governo federal, em 2008. “Volto agora com a receptividade do governador Beto Richa, para que os interesses comuns dos nossos estados possam ser atendidos”, disse o governador André Puccinelli. “Queremos os dois estados unidos pela continuação do traçado da ferrovia Norte-Sul”, afirmou, com a expectativa de ver o projeto avançar com participação do novo governo do Paraná.