Com investimentos de R$ 105 milhões do programa MS Forte na reforma de 290 escolas estaduais, a rede estadual de ensino será um atrativo para pais e alunos em 2010. As matrículas terão inicio no dia 30 de novembro.
Além de investimentos na infra-estrutura, os alunos receberão kits escolares e uniformes a partir de fevereiro de 2010, iniciativas que o governo do Estado vem realizando para melhorar a qualidade de ensino e diminuir o abandono escolar.
Para a secretária de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, as reformas nos prédios das escolas e a entrega de kits e uniformes escolares são motivos para a permanência dos alunos. “Escolas como a Joaquim Murtinho, que tem 87 anos, receberão, pela primeira vez, elevadores, para facilitar o acesso de alunos da educação especial” afirmou Nilene.
Os elevadores serão instalados em escolas que têm dois andares ou mais. O processo já está vem fase de licitação. Outro fator que tem atraído os alunos às escolas são as quadras cobertas. No interior, grande parte das escolas estaduais terá quadras cobertas até 2010.
MS Forte – As Ações para o Desenvolvimento de Mato Grosso do Sul “MS Forte”, que contemplam os 78 municípios do Estado, com investimentos de R$ 3 bilhões em obras e programas, beneficiam as áreas de saúde, educação, habitação, assistência social, infraestrutura logística, promovendo a geração de emprego e renda e proporcionando melhoria significativa na qualidade de vida dos sul-mato-grossenses.
Na rede estadual de ensino estão matriculados 291 mil alunos, segundo dados do Educacenso de 2009, distribuídos em 362 escolas estaduais. Programas como o "Escola Ativa", que atuam como reforço escolar na alfabetização dos alunos, aliados aos investimentos do governo do Estado na reforma das escolas, pretendem melhorar a educação na rede pública de ensino.
A Secretaria de Estado de Educação (SED) realiza, hoje (19), uma avaliação interna com alunos do 3º ano do ensino fundamental, 1º ano do ensino médio e 1ª ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) fundamental. Os resultados obtidos com a avaliação vão servir de suporte para o aperfeiçoamento da implementação das políticas de educação do Estado e do Projeto Político-Pedagógico das unidades escolares, bem como conhecer o grau de alfabetização dos alunos.