Veículos de Comunicação

Oportunidade

MS participa de seminário internacional sobre gestão de riscos e desastres

O encontro é promovido pelo Ministério da Integração Nacional

A Defesa Civil de Mato Grosso do Sul participa esta semana, em Brasília, do Seminário Internacional sobre Gestão Integrada de Riscos e Desastres, com o tema “Uma nova perspectiva para a Defesa Civil Nacional”. O encontro é promovido pelo Ministério da Integração Nacional, e reunirá de hoje (11) a quarta-feira (13) representantes de vários países e de diferentes regiões do Brasil. A abertura será às 20 horas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

O chefe da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado (Cedec-MS), coronel Ociel Ortiz Elias, estará no seminário, e tem a expectativa de que a presença de membros de diversos países contribua com o aperfeiçoamento das questões nacionais no setor de defesa civil. A Conferência Magna na abertura do evento, na noite do dia 11, será proferida por Margareta Wahlström, secretária-geral-assistente para Redução de Desastres das Nações Unidas.

No dia seguinte, a primeira mesa de debates terá como tema as “Experiências Internacionais na Gestão de Riscos e Desastres”, sob coordenação de Joaquim Toro, especialista sênior em Gestão de Risco de Desastres, do Banco Mundial.

A reunião de especialistas brasileiros e estrangeiros durante os três dias pretende promover a troca de experiências bem-sucedidas na área de Defesa Civil, com foco em ações preventivas e gestão de riscos e desastres.

A lista de palestrantes internacionais é formada por dez especialistas do mundo todo: Margareta Wahlstrom (ONU); Joaquim Toro (Banco Mundial); Omar Dario Cardona – Engenheiro civil colombiano especialista em engenharia sísmica, desastres, prevenção e mitigação de risco pelo Instituto de Engenharia Sísmica e Sismologia Engenharia (IZIIS), Macedônia; Giovani De Siervo – Diretor do Sistema de Proteção Civil Italiana; Ayse Erkan  – Especialista sênior de Gestão de Desastres e compõe a Presidência da Gerência de Desastre e de Emergência (AFAD) da Turquia; Rubem Hofliger Topete – Diretor-geral do Fundo Nacional para Desastres Naturais do México; Carlos Costa – Especialista Internacional e ex-ministro do Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Territorial da Colômbia; Adri Verwey – Especialista sênior em Modelamento de Enchentes, Instituto Deltares, Holanda; Andrers Solheim – Diretor da Divisão de Perigos Naturais da Noruega; Apurva Sangui; Economista sênior da Facilidade Global para Redução de Desastres e Recuperação (GFDRR).