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Na F-1, Ferrari e Red Bull checam legalidade da McLaren

A polêmica surgiu porque o modelo do time inglês neste ano traz uma espécie de barbatana como cobertura do motor

Após a polêmica dos difusores duplos no ano passado, agora é a asa traseira usada pela McLaren na pré-temporada que começa a causar confusão, apenas uma semana antes da abertura do Mundial de F-1.

Ferrari e Red Bull já pediram à FIA esclarecimentos sobre a legalidade do apêndice introduzido pela equipe no MP4-25.

A polêmica surgiu porque o modelo do time inglês neste ano traz uma espécie de barbatana como cobertura do motor, que é ligada à asa traseira do carro, fazendo com que ela seja presa em três –e não dois– pontos (as laterais e o meio).

Esta novidade deixa a asa mais fixa e estável, fazendo com que haja ganho na performance em linha reta e em alta velocidade. "Espero que isto esteja resolvido na primeira corrida", disse Christian Horner, chefe da Red Bull, que confirmou o pedido de esclarecimento à entidade que dirige o automobilismo. "Honestamente acho que a Ferrari está mais empolgada com isso do que nós."

Apesar do protesto, Horner afirmou que acredita que o desenho será considerado legal pela FIA. "Eles [McLaren] devem estar bem confiantes de que estão no regulamento."

No início da temporada passada, Renault, Ferrari e Red Bull também protestaram sobre a legalidade dos difusores duplos usados por Brawn, Williams e Toyota, mas foram derrotadas. No fim do ano, todos os times usavam os apêndices.