
Os três-lagoenses Natan de Fretas Relíquias, 14 anos, e Pâmela Matias, também 14, entram no tatame amanhã em São Paulo (SP), para a disputa das Paraolimpíadas Escolares. Mais de 800 jovens de 14 a 20 anos, de 21 Estados mais o Distrito Federal, estão em São Paulo desde o último dia 6. A competição termina dia 11 deste mês.
“Eles têm muita chance de ficar entre os três primeiros colocados e ganhar a Bolsa Atleta do Governo Federal”, afirmou o técnico José Ovídio Duarte. O regulamento no entanto, prevê eliminatórias simples, ou seja, perdeu está desclassificado.
A competição, que visa revelar novos valores e possíveis atletas para representar o Brasil nos Jogos de 2016, é o maior evento paraolímpico do mundo nesta faixa etária. No total, mas de 1300 pessoas estarão envolvidas no evento. As modalidades em disputa são: atletismo, natação, futebol de cinco para cegos, futebol de sete para paralisados cerebrais, judô, goalball, bocha, tênis de mesa, vôlei e tênis em cadeiras de rodas.
As competições serão no Clube Espéria (natação, futebol de cinco, tênis em cadeira de rodas, vôlei, judô, futebol de sete e goalball). No Centro Olímpico (atletismo) e no Anhembi Parque (bocha e tênis de mesa). Alguns atletas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Três Lagoas também estarão competindo.