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Nova regra para habitação agita mercado de seguros

Os bancos ficam obrigados a oferecer três apólices de seguro ao cliente

As seguradoras já contam com a regulamentação das mudanças no seguro habitacional para o programa "Minha Casa, Minha Vida" na reunião do dia 24 do Conselho Monetário Nacional (CMN) e traçam estratégias para aproveitar o aumento da concorrência no setor. Os bancos ficam obrigados a oferecer três apólices de seguro ao cliente, uma da seguradora do próprio banco, outra de seguradora independente e a terceira trazida pelo próprio cliente, de uma seguradora, de seu relacionamento.

Esse mercado é dominado pelas seguradoras dos bancos e liderado com folga pela Caixa Seguros, da Caixa Econômica Federal, que teve uma fatia de 73% dos R$ 507 milhões em prêmios movimentados em 2008. Para estimular a competição, além do CMN, o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), órgão máximo do setor, deve emitir resolução que permite às seguradoras de vida oferecerem o seguro habitacional. “É uma oportunidade fantástica", diz Luiz Barsotti, executivo da seguradora de vida MetLife, a maior dos EUA, que busca parceiros para operar. A independente Tokio Marine se reúne com bancos para entrar no mercado quando sair a regulamentação. A Caixa Seguros diz que não teme a concorrência.