Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, o número de inscrições desta edição do ProUni (Programa Universidade Para Todos) deverá ser maior do que no ano passado. O programa que concede bolsas de estudo em universidades particulares por meio da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) teve 800 mil inscritos em 2010.
A afirmação foi dada pelo ministro durante a entrevista coletiva concedida na última sexta-feira (21). De acordo com Haddad, dificilmente o número de interessados no ProUni seja maior do que o número de inscritos no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), já que os estudantes selecionados para as instituições federais já terão sua vaga reservada.
Com 1,8 milhões de inscrições, o Sisu, processo seletivo que usa exclusivamente a nota do Enem, quase teve a divulgação suspensa por determinação da Justiça devido a falhas no site durante todo o período de inscrições. De acordo com o ministro, o sistema “chegou a picos de 1.313 inscrições por minuto”.
Com a grande demanda, o Sisu sofreu instabilidades e os dados dos candidatos puderam ser vistos por terceiros. Após manutenção e muitas reclamações, o MEC (Ministério da Educação) ignorou uma ordem judicial que determinava a prorrogação do prazo de inscrições para atender as vítimas das chuvas no Rio de Janeiro e encerrrou as inscrições na última quinta-feira (20).
Segundo Haddad, todas as liminares contra o ministério até a última sexta foram cassadas e, assim, o calendário dos programas educacionais do MEC, como ProUni, serão mantidos normalmente. Interessados em uma bolsa de estudos em universidades privadas têm só até esta terça-feira (25) fazer sua inscrição.
A primeira chamada com a lista de aprovados no Sisu foi antecipada e divulgada no último domingo (23).