Veículos de Comunicação

Esportes

Ortiz prepara-se para disputa do Sul-Americano

Competição no Paraguai deve reunir cerca de 600 atletas de todo o continente, em dezembro

Três-lagoense terá de emagrecer sete quilos até o mês de dezembro -
Três-lagoense terá de emagrecer sete quilos até o mês de dezembro -

Alimentação leve e muitos socos “no saco de pancadas”. Essa tem sido a rotina diária do kickboxer Alex Ortiz, que se prepara para o 7º Campeonato Sul-Americano de Kickboxing WAKO, entre os dias 9 e 11 de dezembro, em Assunção. Cerca de 600 atletas de todo o continente devem lutar no Centro Esportivo da Universidade Americana.

O três-lagoense disputará a categoria full contact até 81kg (meio pesado), mas ainda está alguns quilos acima. “Estou me concentrando inicialmente no boxe, batendo bastante no saco de pancada e dando ênfase à parte aeróbica. A alimentação foi alterada. Como muita salada, legumes e proteínas, como carne de frango e frutas também”, explicou.

Emagrecer aos poucos. Esta é a forma correta, segundo o atleta. “Se quiser, posso emagrecer três quilos em um dia. Mas quando se perde peso muito rápido, muita massa magra [que dá sustentação ao corpo] vai embora junto. Temos que eliminar a gordura”.

Outro malefício da perda rápida de peso é a possibilidade de o atleta acabar debilitado fisicamente. “Quero chegar ao sul-americano com muita força. Emagrecendo rapidamente, corro o risco de ficar fraco. Por isso, tenho até o mês que vem para baixar o peso, mas não adianta ser tudo de uma vez só”, frisou o lutador, que precisa eliminar sete quilos.

PREOCUPAÇÃO

“Estou focado nos treinamentos. A categoria meio pesado é muito rápida. Como venho de uma categoria acima, preciso treinar muito a resistência. Minha preocupação é que estaremos encarando muitos estrangeiros. Os argentinos, por exemplo, são muito duros, mas vou para conquistar uma medalha”, disse Alex Ortiz.

CONFIRMADOS

Até o momento, estão confirmados na competição lutadores de Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Equador, Venezuela, Colômbia e, obviamente, do Paraguai, país anfitrião.