Veículos de Comunicação

Oportunidade

Planejamento Sucessório preserva a empresa e impede conflito entre herdeiros

Em Três Lagoas, famílias ligadas à pecuária já buscam aconselhamento para montar a transição do empreendimento entre herdeiros

Pecuaristas de Três Lagoas já se preocupam em planejar a transição dos negócios para herdeiros -
Pecuaristas de Três Lagoas já se preocupam em planejar a transição dos negócios para herdeiros -

A maior parte das grandes empresas brasileiras ainda se encontra na mão de famílias. Discutir a sucessão de uma empresa familiar é tarefa árdua e desgastante, que muitas vezes divide parentes em lados opostos. Mesmo sendo um desconforto e motivos de desavenças, a sucessão é um assunto visto com preocupação, na medida em que cedo ou tarde é preciso acontecer a passagem de comando da empresa, sob riscos de grandes prejuízos e dilapidação do patrimônio.

O planejamento sucessório e a governança corporativa são atualmente objetos de sérios debates dentro da família, com vistas a preservação e continuidade dos negócios, sejam os mesmos empresariais ou patrimoniais. “O certo é começar a pensar na sucessão antes de instaurado o processo real de mudança”, afirmou o advogado Francisco Luis Lopes Brida, do escritório de advocacia Brasil Salomão e Matthes, de Três Lagoas e especialista nessa área. Ele ressalva que todo trabalho deve levar em consideração as particularidades do negócio e da família.

LEIA MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JPTL