Veículos de Comunicação

Oportunidade

Política do Idoso está em fase de consolidação em MS

Esta política foi por meio da lei 8.842, de 4 de janeiro de 1994, com regulamentação do decreto 1.948, de 3 de julho de 1996

A Política Nacional do Idoso tem por objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. Esta política foi por meio da lei 8.842, de 4 de janeiro de 1994, com regulamentação do decreto 1.948, de 3 de julho de 1996.   

Com intuito de fomentar o cumprimento da política do idoso na área da saúde pública, a atual gestão da Secretaria de Estado de Saúde (SES) vem orientando, acompanhando e promovendo ações para que as secretarias municipais melhorem, qualifiquem e consolidem os serviços oferecidos a esta população.

Uma das ações da SES foi a entrega, no ano passado, de 202 mil Cadernetas de Saúde da Pessoa Idosa de Mato Grosso do Sul. Desse total, apenas 40 mil foram custeadas pelo Ministério da Saúde, o restante foi confeccionado com recursos do governo do Estado na ordem de R$ 60 mil.

A caderneta é um instrumento que contem informações relativas à saúde da pessoa idosa, como as datas de vacinação, os medicamentos utilizados e a ocorrência de internações e quedas. A função principal é propiciar um levantamento periódico de determinadas condições do idoso que possam contribuir na identificação precoce de alguma possível doença, além de auxiliar para uma saúde pública mais consciente e eficaz.

O documento possui 22 páginas com orientações e espaço adequados para anotações pessoais, nomes de medicamentos receitados por médicos e observações familiares, por exemplo.

Outra importante atividade, realizada em 2008, foi a oferta do curso de Formação Profissional Inicial de Cuidador de Pessoas Idosas com Dependência pela Escola Técnica do SUS “Professora Ena de Araújo Galvão”, em Campo Grande.

A duração da qualificação foi de cinco meses e 36 cuidadores de idosos formais – que trabalham em instituições – e informais – aqueles que prestam serviços domiciliares – participaram de todo o processo.

Mato Grosso do Sul, assim como Santa Catarina, Alagoas, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Acre, foi selecionado pelo Ministério da Saúde para fazer parte da experiência inédita no País.

2009

Agora, em setembro, a secretaria inicia a implantação do projeto Ames – Avaliação Multidisciplinar de Envelhecimento Saudável, em parceria com o hospital São Julião. Nos próximos doze meses o objetivo é realizar cinco capacitações para qualificar médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e enfermeiros que trabalham direta ou indiretamente com idosos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A primeira turma será formada por profissionais dos 16 municípios da região do ConeSul e Sulfronteira que integram o projeto Viva a Vida MS. A capacitação acontece nesta sexta-feira (18), a partir das 8h30, no hospital São Julião, localizado na rua Lino Villachá, 250, São Julião (saída para Cuiabá).