Veículos de Comunicação

Oportunidade

Presos repassam brinquedos para alunos de escolas públicas

Pelo projeto da direção da penitenciária, a iniciativa não se restringirá apenas à produção de brinquedos para o Natal

A pretensão da direção é, posteriormente, apresentar algumas peças a lojas da cidade -
A pretensão da direção é, posteriormente, apresentar algumas peças a lojas da cidade -

Alunos da Escola Municipal Olinto Mancini de Três Lagoas recebem nesta quinta-feira (9) a doação de brinquedos produzidos no presídio masculino de regime fechado da cidade. Serão entregues aos estudantes do pré-escolar 106 kits de brinquedos em madeira, entre eles mesinhas, cadeiras, jogos de sofá, armários, carrinhos e tratores.

A iniciativa faz parte de um projeto da direção da Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas (PSMTL), que transforma, na marcenaria do estabelecimento penal, restos de madeiras doados por fábricas da região em brinquedos para serem distribuídos a crianças carentes, filhos de detentos e instituições públicas infantis no Natal deste ano. A meta é a produção de 1400 kits até o dia 20 deste mês.

De acordo com o diretor da PSMTL, Sílvio Rodrigues, já está programada para o próximo dia 14 a entrega oficial a estudantes de outras duas escolas da rede pública: o Centro de Educação Guanabara, com 600 brinquedos; e a Escola Municipal São João, onde serão distribuídos 112 kits.

Conforme Rodrigues, no caso das escolas, os brinquedos foram confeccionados na marcenaria e pintados pelas crianças em sala de aula, com o acompanhamento dos professores. “Quanto aos demais kits, inclusive a parte de acabamento está sendo feita no presídio”, informa.

Para o diretor, são duas ações positivas por trás desse trabalho desenvolvido: “É uma forma de dar ocupação produtiva aos detentos em benefício direto da sociedade, e para os reeducandos garante remição de um dia na pena para cada três trabalhados".

Continuidade

Pelo projeto da direção da penitenciária, a iniciativa não se restringirá apenas à produção de brinquedos para o Natal. A pretensão da direção é, posteriormente, apresentar algumas peças a lojas da cidade, para que elas comprem os produtos e ofereçam como brindes aos clientes.