Um dos motivos da visita do procurador do Trabalho Cícero Rufino Pereira a Três Lagoas foi a palestra ministrada sobre o trabalho infantil – exploração e jovem aprendiz – aos membros de instituições ligadas à rede de proteção da criança e do adolescente.
O encontro aconteceu no anfiteatro do A Candeia, na tarde de quarta-feira (9) e reuniu representantes do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), instituições públicas e privadas e acadêmicos.
A palestra faz parte do ciclo de capacitação continuada, que vem sendo promovido pelo CMCDA, desde o dia 7 de agosto. A abertura do ciclo aconteceu com uma palestra sobre violência doméstica. Desde então, mais de 10 palestras foram ministradas sobre temas que variam de a função do conselheiro tutelar, direitos da criança e do adolescente, jovem aprendiz à violação dos direitos da criança e do adolescente no Brasil, racismo e discriminação, violência nas escolas e medidas sócioeducativas. Entre os palestrantes, estiveram juízes, promotores, representantes do Conselho Tutelar, da Unei, delegados, representantes do Sistema S e outros.
Segundo cronograma da capacitação (fornecida pela MPT), o próximo encontro será na sexta-feira (11), sobre estudos de casos. Participarão do evento, acadêmicos de direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Associação de Ensino de Cultura de Mato Grosso do Sul (Aems).
Já na próxima segunda-feira (14), o tema será a “Violação dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente no Brasil”, ministrado pela juíza da Infância e Juventude, Rosangela Alves Fávero, e “Violação dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente em Três Lagoas”, pela promotora pública da Infância e da Juventude, Ana Cristina Carneiro Dias. O ciclo segue até o dia 23 deste mês.