Veículos de Comunicação

Oportunidade

Programa Esporte e Lazer da Cidade dissemina cidadania nos bairros da Capital

Algumas aulas do projeto são realizadas dentro do presídio estadual

O programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), gerenciado pelo Ministério do Esporte em parceria, no Estado, com a Fundesporte, já está em pleno funcionamento em Campo Grande, desde o início do mês de fevereiro, com cinco núcleos nos bairros Jardim Noroeste, Iraci Coelho, Cophavilla II, Estrela do Sul e Pioneiro.

Jardim Noroeste

No Jardim Noroeste são oferecidas aulas de futebol, basquete e atividades lúdicas de recreação e lazer, atendendo na faixa etária de 4 a 14 anos. Algumas aulas do projeto são realizadas dentro do presídio estadual. As crianças aprendem a viver com disciplina, responsabilidade, aprendendo que o esporte e a educação são as alavancas para uma vida de sucesso e lazer. Até o momento, são atendidas cerca de 90 crianças no período matutino e vespertino. A procura para inscrever novas crianças aumenta a cada dia. O projeto conta como coordenador o professor Paulo Duarte, e com os professores Marcos e Diego Mansan.

Estrela do Sul

No bairro Estrela do Sul o projeto tem como coordenadora a professora Edmeia Pacheco, os professores Paulo Sérgio e Fernanda Ribeiro. No bairro são atendidas, além das crianças, toda a população na aula de ginástica, tendo como público dominante a terceira idade. No bairro são atendidas cerca de 150 pessoas, com a crescente procura devido à volta às aulas na Rede Pública.

Para a moradora Maria Helena de Barros, de 53 anos, que participa da aula de ginástica no período matutino, a aula é ótima para melhorar o bem estar e a sua saúde. Disse ainda que o bairro estava carente de atividades que são oferecidas pelo projeto. A maioria das atividades são realizadas na praça central do bairro.

Iraci Coelho

No bairro Iraci Coelho o projeto tem como coordenador o professor Marco Antonio Souza, no período matutino a professora Fernanda Tavatto, e com a supervisão da Dona Iolette. No local são oferecidas para as crianças atividades de futsal, voleibol, xadrez, dama, tênis de mesa, e atividades de recreação e lazer. Já para a população mais idosa são oferecidas atividades de ginástica, caminhada e musculação.

Até o momento são atendidas cerca de 150 pessoas, e com uma fila de espera de 150 para participar do projeto. Segundo a supervisora do projeto, a maioria das pessoas atendidas fazem parte do programa bolsa família. No final das atividades é oferecido lanches para os participantes, com doações dos comerciantes do bairro.

Cophavilla II

No bairro Cophavilla II o coordenador professor Tiago Antero conta com a ajuda das professoras Keli e Sibelle à frente das modalidades de ginástica olímpica, ginástica rítmica, balé, ginástica localizada e caminhada. O professor Nelson cuida das modalidades de futsal, basquete e vôlei. As aulas acontecem no centro comunitário do bairro, com aproximadamente 200 pessoas.

 

Para a moradora do bairro Bete, que frequenta a aula de ginástica localizada no período da manhã, a participação na aula ajudou a melhorar sua saúde, abaixando a taxa de colesterol e também ajudou a ter mais disposição para fazer as tarefas do dia. A presidente do centro comunitário do bairro, Maria Bernadete, que está desde 2007 no cargo, afirma que “o inicio das atividades do projeto teve uma enorme repercussão entre os moradores, e cada dia que passa aumenta a procura para se inscrever nas aulas oferecidas. Este projeto aqui no bairro é tudo de bom”, relata Bernadete.

Pioneira

No bairro Pioneira o projeto tem como coordenadora a professora Lucélia Mara, e os professores Marcel, Maria Rosangela e Weslei Coutinho. A maioria das atividades acontecem no período da tarde, tendo aulas de ginástica localizada, alongamento, caminhada, atividades de recreação, e jogos de mesa como xadrez dama e dominó. No sábado acontecem aulas de futebol de campo para as crianças.

Segundo a coordenadora Lucélia, a divulgação do programa no bairro foi feita de porta em porta, e a procura para inscrição nas atividades crescem a cada dia. No total são atendidas cerca de 110 a 120 pessoas no bairro.

Pelc

Implantado e gerenciado pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer (SNDEL), do Ministério do Esporte, em parceria, no Estado, com a Fudação de Desporto e Lazer de Mato grosso do Sul (Fundesporte), o Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) é um programa do tipo finalístico.  Seus objetivos centrais são ampliar, democratizar e universalizar o acesso à prática e ao conhecimento do esporte recreativo e de lazer, integrando suas ações às demais políticas públicas, favorecendo o desenvolvimento humano e a inclusão social.