Veículos de Comunicação

Oportunidade

Quase 7 em cada 10 indústrias sofrem com falta de trabalhador qualificado

Foram consultadas 931 empresas de pequeno porte, 464 de médio porte e 221 grandes

Praticamente 7 em cada 10 indústrias brasileiras enfrentam problemas para achar mão-de-obra capacitada no mercado de trabalho. Uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgada nesta quarta-feira (6) mostrou que o país sofre com a falta de qualificação dos empregados devido à baixa qualidade do ensino oferecido e isso afeta a competitividade das próprias companhias.

O estudo Falta de Trabalhador Qualificado na Indústria ouviu 1.616 empresas entre os dias 3 e 26 de janeiro. Foram consultadas 931 empresas de pequeno porte, 464 de médio porte e 221 grandes.

O resultado mostrou que a escassez de mão-de-obra qualificada prejudica a capacidade dessas empresas oferecer produtos melhores no mercado a preços mais interessantes por causa dos altos gastos com qualificação dos funcionários.

Para os empresários, a melhor forma de enfrentar esse problema é qualificar os empregados por conta própria: quase 8 em cada 10 (78%) dizem oferecer capacitação dentro da própria empresa.

Renato da Fonseca, gerente-executivo da Unidade de Pesquisa da CNI, afirma que a educação formal dos trabalhadores é uma das coisas que mais preocupa os empresários. Mais da metade deles (52%) criticaram a má qualidade da educação básica.

– O que chama a atenção é que as empresas estão sentindo as mesmas dificuldades que os cursos de capacitação já tinham detectado, que é a pouca qualidade da educação básica. As empresas hoje necessitam de trabalhadores versáteis, flexíveis, que precisam de educação e treinamento.