Veículos de Comunicação

Oportunidade

Safra agrícola recorde pode alcançar 146,5 milhões

Os técnicos da Conab avaliam que o bom desempenho das lavouras é resultado do bom regime de chuvas

O cálculo também é 0,9% superior à projeção de março do instituto. Se confirmada, a safra deste ano vai superar em 0,4% o recorde anterior, registrado no ano de 2008, quando atingiu 145,9 milhões de toneladas.

A safra recorde de 146,5 milhões de toneladas estimada para 2010 reflete as condições climáticas favoráveis, maiores investimentos em insumos e tecnologia no campo e maior acesso ao crédito pelos produtores do que no ano passado, segundo observou o gerente de agricultura do IBGE, Mauro Andreazzi.

Ele sublinhou que, como ainda há culturas em fase de plantio, como milho na segunda safra, feijão na terceira safra e trigo, a projeção de safra para este ano, que aponta uma expansão de 9,4% ante o ano passado, ainda poderá ser revisada para cima ou para baixo. A soja responderá por quase metade (46,4%) da safra total do País este ano, totalizando uma produção recorde de 67,9 milhões de toneladas, com aumento de 19,2% em relação ao ano passado. Segundo Andreazzi, essa cultura vem sendo positivamente afetada pelas boas condições climáticas nas regiões produtoras, sendo que em Santa Catarina e no Mato Grosso do Sul têm ocorrido revisões para cima na estimativa por causa do aumento do rendimento.

A atratividade da soja, produto de maior liquidez da safra agrícola, é tão grande que acaba beneficiando também a safra do milho, que deverá totalizar 53,3 milhões, com alta de 4% ante o ano passado. Andreazzi explica que, como o milho é uma cultura importante para fazer rotação com a soja, já que mantém o solo preparado para receber a cultura mais rentável, isso acaba estimulando os produtores. O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, anunciou que a Conab estima que o Brasil vai colher 146,87 milhões de toneladas. Os técnicos da Conab avaliam que o bom desempenho das lavouras é resultado do bom regime de chuvas.