Veículos de Comunicação

Esportes

Sem Neymar e ameaçado, Brasil enfrenta Equador

Quando entrar em campo, o Brasil já saberá do resultado da partida entre Argentina e Uruguai, que jogarão às 22h

A seleção brasileira sub-20 joga às 00h10 desta quinta-feira (10) a sua partida mais importante no Sul-Americano da categoria, disputado no Peru. O time enfrentará o Equador, em Arequipa, e precisa vencer para não ficar em situação desconfortável no torneio, que dá duas vagas para a Olimpíada de Londres-2012, que terá transmissão exclusiva para a televisão aberta pela Rede Record.

Porém, a situação brasileira é complicada. Além de os equatorianos terem uma boa equipe, que ainda briga pela vaga, o Brasil não terá seu principal astro, o atacante Neymar, que levou o segundo cartão amarelo na derrota contra a Argentina.

Quando entrar em campo, o Brasil já saberá do resultado da partida entre Argentina e Uruguai, que jogarão às 22h. Mesmo antes da rodada, a seleção tem uma certeza: não pode perder para os equatorianos. Se isso acontecer, a classificação ficará muito difícil.

Um empate diante do Equador deixa o Brasil dependendo apenas de si mesmo para ir a Londres. Nesse caso, a seleção do técnico Ney Franco teria que vencer o Uruguai na última rodada para não depender de resultado algum. Uma vitória na madrugada desta quarta (9) para quinta deixará o time dependendo de um empate na rodada final.

O Brasil divide a segunda posição com a Argentina, ambos com seis pontos, um a menos que o líder Uruguai. Já os equatorianos, que empataram sem gols com a Colômbia em seu último compromisso, somam cinco.

Além de Neymar, Ney Franco tem problemas na defesa. O treinador não terá a sua dupla de zaga considerada titular, pois Juan foi expulso contra a Argentina e Bruno Uvini, com uma fratura na fíbula da perna direita, está fora da competição.

Apesar de todos os problemas, o treinador acredita em uma vitória por confiar no potencial de seu grupo.

– A seleção brasileira não pode ser encarada como um time e sim como um grupo de jogadores capazes de lidar com qualquer situação, mesmo quando jovens. Nós perdemos jogadores importantes. Eles farão muita falta, mas nós temos peças capazes de nos conduzir a um triunfo.

Os jogadores também parecem confiantes e afirmam que a derrota para a Argentina é coisa do passado, como disse o meia Lucas.

– Nós agora estamos pensando no Equador. Ainda temos chances de conquistar o título e a vaga nos Jogos Olímpicos. Portanto, não vejo motivos para desanimarmos. Vamos fazer um grande jogo e tentar ganhar dos equatorianos. Se isso acontecer, vai mudar a realidade da competição.

Ney Franco não quis confirmar a escalação, mas a tendência é que Romário e Saimon formem a dupla de zaga titular, com Diego Maurício entrando na vaga de Neymar e formando dupla de frente com William.

Se o Brasil tem problemas para este duelo, o Equador chega completo, e o técnico Sixto Vizuete vai manter a base que vem atuando. O treinador procurou passar a seus comandados que não é impossível ganhar do Brasil.

– Nós sabemos que não é fácil enfrentar a seleção brasileira, e o Equador tem consciência do favoritismo do rival. Mas no duelo da primeira fase atuamos de igual para igual e se isso se repetir a sorte poderá sorrir para nós.

Na fase de classificação, as duas equipes duelaram na penúltima rodada, em uma partida que valia a primeira colocação do Grupo B. Naquela ocasião, a seleção brasileira ganhou por 1 a 0, com um gol de Henrique.