As empresas do setor de serviços financeiros pagaram os maiores salários médios mensais em 2008, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a pesquisa, o salário médio mensal pago foi de 9,6 salários mínimos. Apesar disso, o setor absorveu apenas 2% do pessoal assalariado ocupado naquele ano.
Em seguida ficou o setor de fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias, que pagou média 6,4 salários mínimos mensais no ano, e fabricação de máquinas e equipamentos, 4,9 salários mínimos. Os menores salários médios mensais foram verificados em alimentação e serviços para edifícios e atividades paisagísticas (1,5 salário mínimo). Comércio varejista, que absorveu 18,4% do pessoal ocupado total, pagou 1,8 salário mínimo médio mensal.
Em 2008, somente 20 das 87 divisões pesquisadas foram responsáveis por 70,7% do pessoal ocupado assalariado e por 59,8% do total de salários e outras remunerações pagos pelas empresas.
O comércio varejista absorveu 18,4% das pessoas ocupadas assalariadas, seguido por fabricação de produtos alimentícios (5,3%), transporte terrestre (4,7%), comércio por atacado (4,7%) e alimentação (4,0%).
Empresas
Entre as organizações ativas no Cadastro Central de Empresas (Cempre), as empresas representavam 88,5% do total, absorvendo 73,7% do pessoal ocupado total, 70,3% do pessoal assalariado e 62,1% dos salários pagos no ano. O salário médio mensal pago pelas empresas foi de 3,1 salários mínimos médios.
A administração pública representou apenas 0,4% das organizações, mas absorveu 19,5% do pessoal ocupado total. Já as entidades sem fins lucrativos somavam 10,5% das organizações ativas, e absorveram 6,7% do pessoal ocupado total.