Veículos de Comunicação

Oportunidade

Sesi apresenta no dia 24 de março resultado da pesquisa de impacto da Ação Global 2009

Durante todo o sábado foram emitidos 204 RGs, 668 CPFs, 3.789 títulos de eleitor e certidões de casamento e 286 carteiras de trabalho

O consultor Miguel Fontes, da Consultoria John Snow do Brasil e que presta serviço ao Sesi Nacional, vai apresentar no dia 24 de março, a partir das 19 horas, no auditório do Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande, os resultados da pesquisa de impacto da Ação Global 2009. Além disso, ele também fará uma palestra sobre investimento social privado, já que o Sesi tem auxiliado o setor industrial a investir na redução das desigualdades sociais com a realização de programas capazes de gerar lucro para a sociedade, seja este lucro financeiro, econômico ou social.

Dentre os projetos realizados destaca-se a Ação Global, promovida em parceria com a Rede Globo desde 1991 e que beneficia milhares de brasileiros todos os anos, garantindo acesso gratuito a uma série de serviços de promoção à cidadania. A satisfação dos participantes e a qualidade dos serviços oferecidos na Ação Global foram atestadas diversas vezes por pesquisas qualitativas realizadas pelo Sesi, mas faltava avaliar se a iniciativa tinha impacto real e duradouro na vida desses indivíduos e, em caso positivo, se era capaz de ajudá-los a superar a exclusão social.

Com o apoio de uma consultoria especializada em investimentos sociais, o Sesi realiza desde 2007 pesquisas científicas com os participantes da Ação Global em 26 Estados e no Distrito Federal para medir o impacto do programa na sociedade, sendo que os resultados propiciam um novo e estratégico olhar sobre o evento. Ficou comprovado, por exemplo, que as pessoas chegam ao evento sem acesso aos direitos básicos de qualquer cidadão.

Em uma escala que varia de menos 65 pontos (ausência total de direitos) a mais 65 pontos (cidadania plena), os participantes obtêm, em média, 2 pontos negativos, ou seja, estão, portanto, abaixo do mínimo de cidadania necessário para se viver (ponto zero). Essa percepção – mais profunda do que a antiga análise de perfil, limitada a identificar o sexo, a idade, a renda e a situação trabalhista dos beneficiados – revela a exclusão vivenciada pelos brasileiros que chegam ao evento e permite mapear o impacto do programa em suas vidas no curto e médio prazo.

O estudo revela, ainda, que alguns dos serviços oferecidos na Ação Global – como o acesso à documentação, a realização de consultas médicas, o lazer e as atividades profissionalizantes – ajudaram a melhorar em 11,93 pontos o resultado obtido pelos homens e mulheres assistidos pelo programa em 2007. Cada ponto ganho valoriza o cidadão perante o mercado de trabalho, garantindo a ele instrumentos para melhorar – a partir do próprio esforço – a renda familiar.

Ação Global

A Ação Global é uma parceria do Sesi e a Rede Globo e, no ano passado, o evento foi realizado no Parque Jacques da Luz, na Moreninha 2, em Campo Grande, quando foram realizados 56.380 atendimentos a 19.528 pessoas. Os números finais superaram a expectativa de 30 mil atendimentos a 14 mil pessoas, contando com 1.442 voluntários e 93 instituições e empresas parceiras.

Durante todo o sábado foram emitidos 204 RGs, 668 CPFs, 3.789 títulos de eleitor e certidões de casamento e 286 carteiras de trabalho, realizados 675 cortes de cabelo, entre outros serviços, como atendimentos médicos e odontológicos, atividades de esporte e lazer, atividades de educação e ações de cidadania. Também foram oferecidos serviços de massagem, exame de tipagem sangüínea, verificação de pressão arterial, vacinação, teste de glicemia, avaliação nutricional, orientações posturais, realização de exames para prevenção do câncer bucal, além de palestras e ações educativas.

Para a superintendente do Sesi, Maura Gabínio, a Ação Global foi uma oportunidade ímpar para promover o acesso à cidadania. “Tivemos a participação de 92 parceiros, todos unidos com um único o objetivo, que foi a oferecimento de serviços nas áreas de educação, saúde, cidadania e lazer para a população”, declarou, destacando que tanto a população, quanto os profissionais e voluntários ganham ao participarem da Ação Global.

“Quando fazemos o bem também somos beneficiados por isso”, finalizou Maura Gabínio, informando que para a edição deste ano, que será realizada dia 22 de maio no Parque Ayrton Senna, no Bairro Aero Rancho, em Campo Grande, a meta é reunir 96 parceiros e fazer 52 mil atendimentos.