Três novos cursos ministrados pelo Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul) em parceria com o Sindicato Rural de Paranaíba estão com inscrições abertas. Os interessados podem efetuar a matrícula gratuitamente no Sindicato Rural de Paranaíba, com a apresentação de documentos pessoais.
As vagas são para os cursos de Preparo Artesanal de Produtos de Limpeza, Criação de Frango Caipira e Manejo de Pastagem. De acordo com a mobilizadora do Senar/MS em Paranaíba, Dalva Castanheira, as aulas serão ministradas no Sindicato Rural, localizado dentro do Parque de Exposições, entre os dias 11 e 13 de março. “É importante que os interessados nos procurem rapidamente, pois são cerca de doze a quinze vagas por curso”, alertou.
Além disso, ainda neste mês deve acontecer o curso de Inclusão Digital Rural com duas turmas já formadas em dois distritos de Paranaíba. “Já não há mais vagas para esses”, afirmou.
Segundo Dalva, nesta parceria o calendário é formado por cursos previstos que podem ser alterados conforme a demanda. “Os interessados nos cursos do Senar podem nos procurar e indicar mais cursos que ainda não estão listadas, pois conforme a demanda nós pedimos a alteração no calendário”, frisou.
Para 2014, ainda há mais cursos programados para o município de Paranaíba, são eles: preparo e utilização do couro, doma racional, casqueamento em bovino, prevenção e combate a incêndios florestais, recomposição de vegetação ciliar, fabricação caseira de conservas de frutas e hortaliças, administrar, produção caseira de pães, bolos, biscoitos e salgados, manejo racional de bovinos para abate, aplicação de medicamentos em bovinos, processamento caseiro da banana, corte e costura básico, corte e costura avançado, manejo de ordenha e associativismo rural.
Dalva explicou ainda que cada curso terá o seu período de inscrições, aberto geralmente duas semanas antes da data prevista para início do curso, “podendo ainda ter as datas e horáriosalterados conforme a procura”, acrescentou a mobilizadora da instituição.
Os cursos oferecidos possuem cargas horárias entre 16 e 40 horas, com ministração das aulas por monitores do Senar, além de disponibilizar certificado válido para o mercado de trabalho. “Durante as aulas será servido lanche e disponibilizado material para os cursos”, acrescentou Dalva.
ORQUÍDEAS
O primeiro curso programado para 2014, Cultivo de Orquídeas teve uma grande procura e com isso deve ser realizada uma nova edição ainda neste semestre. Segundo Dalva, o curso oferecia 15 vagas. “Mais de 40 pessoas nos procurou e com isso vamos trazê-lo novamente em breve”, afirmou.
Na programação do curso são ministradas aulas desde o embasamento teórico sobre a família orquidácea até os tipos de pragas, doenças e defensivos agrícolas (químicos e naturais).