Veículos de Comunicação

Maracaju

Tarifa de gás natural ficará 5,86% mais cara

Reajuste passará a vigorar a partir desta quinta-feira, dia 15

A partir desta quinta-feira, o preço médio da tarifa de gás natural ficará mais caro em Mato Grosso do Sul. A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agepan) autorizou o reajuste médio de 5,86% no valor. A portaria da Companhia de Gás do Mato Grosso do Sul (MSGás) com a tabela dos novos índices para segmentos residencial, comercial, industrial e veicular foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, dia 9.

Segundo a Agepan, a adoção da tarifa média serve de base para aumentos diferenciados por segmento consumidor do gás natural. A medida é estabelecida no contrato de concessão da companhia e leva em consideração o perfil de consumo. No caso da indústria, hoje maior consumidor do gás natural fornecido pela companhia, o preço médio passará a ser de R$ 1,521 por m³ para os estabelecimentos que consumam mais de 1001 m³ por dia do gás natural – valor já com impostos. Já o preço médio do GNV será de R$ 1,389 o m³, com impostos. Os valores, no entanto, variam de acordo com a quantidade de consumo e segmento de atividade.

Ainda segundo a Agepan, o reajuste foi aprovado em 10 de setembro. No entanto, a companhia retardou a decisão e as unidades usuárias só começarão a pagar a conta da fatura com a nova tarifa a partir de dezembro. Ao todo, são mais de quatro mil consumidoras do gás natural em todos os setores no Estado.

O último aumento de preços do gás natural havia ocorrido em abril de 2014.