Três Lagoas está entre as 60 cidades de Mato Grosso do Sul que entraram em alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) por causa da baixa umidade relativa do ar. O aviso é válido até às 22h desta segunda-feira (21), com índices que representam risco à saúde, principalmente de crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.
De acordo com o Inmet, Três Lagoas registrou durante a tarde umidade relativa do ar de 20%, patamar que já é considerado de atenção pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade recomenda níveis superiores a 60% e considera alarmante qualquer índice abaixo de 30%, faixa que já se aproxima de condições de deserto.
Além de Três Lagoas, estão sob o mesmo alerta cidades como Campo Grande, Dourados, Corumbá, Água Clara, Ribas do Rio Pardo, São Gabriel do Oeste, Inocência e Ponta Porã.
A baixa umidade pode causar ressecamento da pele, irritações nos olhos, nariz e garganta, além de aumentar o risco de complicações respiratórias. Diante desse cenário, a orientação é para reforçar a hidratação, evitar exercícios físicos ao ar livre nas horas mais quentes do dia e usar umidificadores ou toalhas molhadas em ambientes fechados.