Veículos de Comunicação

Cuidado

Três Lagoas enfrenta umidade do ar crítica e entra em estado de alerta

Alerta é para risco à saúde; população deve redobrar os cuidados com hidratação e exposição ao sol

população deve redobrar os cuidados com hidratação e exposição ao sol - Foto: Agência Brasil
população deve redobrar os cuidados com hidratação e exposição ao sol - Foto: Agência Brasil

Três Lagoas está entre as 60 cidades de Mato Grosso do Sul que entraram em alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) por causa da baixa umidade relativa do ar. O aviso é válido até às 22h desta segunda-feira (21), com índices que representam risco à saúde, principalmente de crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.

De acordo com o Inmet, Três Lagoas registrou durante a tarde umidade relativa do ar de 20%, patamar que já é considerado de atenção pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade recomenda níveis superiores a 60% e considera alarmante qualquer índice abaixo de 30%, faixa que já se aproxima de condições de deserto.

Além de Três Lagoas, estão sob o mesmo alerta cidades como Campo Grande, Dourados, Corumbá, Água Clara, Ribas do Rio Pardo, São Gabriel do Oeste, Inocência e Ponta Porã.

A baixa umidade pode causar ressecamento da pele, irritações nos olhos, nariz e garganta, além de aumentar o risco de complicações respiratórias. Diante desse cenário, a orientação é para reforçar a hidratação, evitar exercícios físicos ao ar livre nas horas mais quentes do dia e usar umidificadores ou toalhas molhadas em ambientes fechados.