Veículos de Comunicação

Oportunidade

Turismo de Pesca de MS ganha visibilidade na ExpoPesca 2011

Essa prática turística se destaca como opção de desenvolvimento para determinadas regiões, especialmente pela capacidade de promover novas oportunidades de trabalho

Fomentar o turismo de pesca, dar visibilidade ao setor, promover e divulgar Mato Grosso do Sul como destino de pesca e ecoturismo. Esses são alguns dos objetivos do governo do Estado, que participa, por meio da Fundação de Turismo (Fundtur-MS), da 5ª edição da ExpoPesca, entre os dias 06 e 10 de abril, no Flamboyant Shopping Center, em Goiânia (GO).

Essa prática turística se destaca como opção de desenvolvimento para determinadas regiões, especialmente pela capacidade de promover novas oportunidades de trabalho para a comunidade local. Segundo a diretora-presidente da Fundtur–MS, Nilde Brun, "o turismo de pesca é capaz de gerar desenvolvimento local, proporcionando a criação de renda e empregos, mas deve conciliar o turismo com a conservação do meio ambiente, sem provocar impacto ambiental”, alerta.

Em Mato Grosso do Sul a pesca é uma atividade econômica de grande destaque, praticada principalmente na região do Pantanal (Corumbá, Ladário e Porto Murtinho); na costa leste, no rio Paraná e seus afluentes; nas proximidades de Coxim, Aquidauana, Anastácio e Miranda, que são entradas para o Pantanal; e no rio Paraguai, que é a espinha dorsal do Pantanal, e que tem como seus principais afluentes os rios Apa e Taquari.
Devido às belas paisagens naturais em Mato Grosso do Sul o turismo de pesca pode ser conciliado ao ecoturismo. O Pantanal possui um exuberante ecossistema que atrai turistas de todo o mundo. Sua riqueza está relacionada com a diversidade de sua fauna e flora, pelo majestoso rio Paraguai e seus inúmeros afluentes, onde habita uma grande variedade de espécies de peixes. Dentre as várias modalidades de turismo, a pesca é uma das mais tradicionais na região pantaneira.

A cidade de Bonito, próxima da região, é outro atrativo para o turista. Eleito nove vezes consecutivas como o melhor destino de ecoturismo do Brasil, Bonito oferece uma variedade de atividades que encantam o turista e valorizam a cultura local e a preservação do meio ambiente (nos rios locais a pesca é proibida). A cultura fronteiriça também é um diferencial na pesca no Estado, que apresenta opções culturais e gastronômicas variadas devido à forte influência dos países vizinhos (Bolívia e Paraguai).