O Uruguai é o primeiro time sul-americano classificado para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. A equipe derrotou a Argentina por 1 a 0, nesta quarta-feira (9), abriu vantagem na liderança do hexagonal final do Sul-Americano sub-20 e assegurou a vaga olímpica antecipadamente.
Agora com dez pontos conquistados em cinco partidas, a equipe uruguaia só poderá ser ultrapassada na última rodada por Brasil ou Equador, que se enfrentam ainda nesta noite. Será a primeira vez depois de 84 anos que o país, apelidado de "celeste olímpica" justamente em virtude das medalhas de ouro conquistadas nas edições de 1924 e 1928, disputa as Olimpíadas.
Em contrapartida, a Argentina, que vinha embalada pela vitória sobre a seleção brasileira na rodada passada, não depende mais de si para conseguir a classificação olímpica, já que permanece com os mesmos seis pontos do Brasil, um a menos do que a equipe equatoriana.
O único gol foi anotado aos 19min do segundo tempo por Matías Vecino. Os argentinos foram para cima em busca do empate, mas não puderam vencer a meta de Salvador Ichazo.