O rebanho de bois e búfalos de 20 Estados e do Distrito Federal devem ser imunizados contra a febre aftosa a partir deste sábado (1º), na primeira etapa da campanha de vacinação de 2010. O rebanho brasileiro é composto por 204 milhões de bovinos e pouco mais de um milhão de búfalos. Nesta etapa da campanha, 153,7 milhões de animais devem ser vacinados.
Em Mato Grosso do Sul, os produtores do Pantanal que optarem pela vacinação em maio devem imunizar todo o rebanho de 1 de maio a 15 de junho. Já na região do Planalto, apenas os animais com até 24 meses devem ser vacinados de 1 a 30 de maio.
Nos Estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe, Tocantins e do Distrito Federal, deve ser vacinado todo o rebanho – de mamando a caducando.
Já no Espírito Santo, Mato Grosso, Paraná e São Paulo, serão imunizados apenas os bovinos e búfalos com até 24 meses de idade. Em Rondônia, a campanha, que teve início em 15 de abril, termina em 15 de maio.
Após a aplicação das doses os produtores rurais devem declarar a vacinação nas agências de defesa agropecuária. O prazo é de até 15 dias após o término da campanha. Maiores informações podem ser obtidas nos escritórios da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) dos municípios ou pelo telefone 0800 679120.