Veículos de Comunicação

Oportunidade

Vence o primeiro prazo de pré e rematrícula em escolas estaduais

Levantamento realizado pelo Núcleo revelou que as escolas do bairro Vila Piloto são até agora as que menos tiveram alunos matriculados

A diretora do Núcleo de Tecnologia, Marlucia Salin, afirmou ontem que 30% dos alunos não ainda não realizaram a pré-matrícula (feita somente pela internet) ou a renovação de matrícula na rede estadual de ensino de Três Lagoas. Segundo ela, esse percentual é alto e o motivo seria o fato dos pais deixarem a matrícula escolar para a última hora. O prazo, tanto para a pré-matrícula, quando para a renovação, termina hoje em todo o Estado. 

A professora Salin avalia a situação da cidade como preocupante. “As escolas estão desde novembro aguardando os estudantes para se matricular. O número de alunos que não regularizaram a situação é muito alto”, ressalta.

Levantamento realizado pelo Núcleo revelou que as escolas do bairro Vila Piloto são até agora as que menos tiveram alunos matriculados. Ela alertou que não haverá como matricular alunos depois que começarem as aulas. “Nenhuma das escolas fará isso”, ressalvou. Os pais que perderem os prazos não terão outra forma de colocar seus filhos nas escolas estaduais para o ano letivo de 2011.


SEGUNDO PRAZO
Os alunos que pretendem continuar na instituição em que estudaram no ano passado, têm prioridade; porém devem renovar a matrícula na própria escola. Já os que pretendem uma vaga pela primeira vez ou querem transferência, podem se inscrever pelos sites
www.sed.ms.gov.br ou www.matriculadigital.ms.gov.br.

Quem perder a primeira chance de inscrição, contudo, terá a chance de um segundo prazo, entre dias 10 e 28 de janeiro. E nos dias 9 e 30 de janeiro, os candidatos deverão consultar os sites, para saber em qual escola deve se matricular.

Para realizar a matrícula, de 10 a 14 de janeiro, é necessário apresentar os seguintes documentos: cópia da certidão de nascimento, casamento ou documento de identidade; cópia da certidão de nascimento, casamento ou documento de identidade; guia de transferência e histórico escolar (quando necessário); comprovante de residência; carteira de trabalho (se o aluno for trabalhador) e laudo médico ou atestado (se o aluno possuir necessidades especificas).