Para perder calorias, é preciso se movimentar, espantar a preguiça e também o frio. Com a chegada do fim de semana, a tendência é abusar das comidas gostosas e calóricas.
10
Gordura tem mais calorias que proteína e carboidrato
Consultores convidados ensinaram exercícios e como queimar tudo aquilo que você come
Mas, para a sua consciência nem a barriga ficar pesada, o Bem Estar desta sexta-feira (2) preparou um programa com dicas de exercícios para você poder comer sem culpa.
O endocrinologista Alfredo Halpern e o preparador físico José Rubens D Elia ensinaram o que é caloria e qual o valor calórico da gordura (1 grama tem 9 calorias), do álcool (1 grama tem 7 calorias), do carboidrato (1 grama tem 4 calorias) e da proteína (1 grama tem 4 calorias).
Os especialistas também deram dicas de movimentos para que a massa muscular ocupe o lugar da gordura e destacaram por que não se deve pular refeições, mas comer devagar e sempre. Não comer no café da manhã, almoço ou jantar faz com que o corpo se proteja, guardando energia em forma de gordura e deixando o metabolismo mais lento.
Em geral, quanto mais gorda for uma pessoa, mais calorias ela vai gastar em determinada atividade, porque o organismo tem que fazer mais força para mover um peso maior.
A atividade física regular é responsável por 50% da aceleração do metabolismo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um quilo de massa muscular a mais é suficiente para manter o corpo pronto para queimar mais gordura.
No programa, você viu, ainda, quantas calorias têm alimentos como arroz, feijoada, couve, farofa, espaguete à bolonhesa, sobrecoxa de frango, pizza, sorvete, quindim, pudim de leite, refrigerante e suco de laranja.