Com o objetivo de aumentar o acesso a cirurgias ortopédicas, 23 pacientes de Três Lagoas foram encaminhados para a Santa Casa de Bataguassu, onde passaram por avaliação pré-cirúrgica. Os procedimentos envolvem casos de rotura do manguito rotador e cirurgias descompressivas no ombro.
A ação integra o Programa MS Saúde, uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul voltada à ampliação da oferta de cirurgias e outros atendimentos médicos nos municípios.
Todo o processo — da triagem até o pós-operatório — será realizado na Santa Casa do município vizinho. Além dos pacientes já avaliados, outros 18 devem ser chamados em breve, o que permitirá a eliminação da fila de espera por esse tipo de cirurgia em Três Lagoas.
A expectativa é de que, com o apoio do programa estadual, a fila por cirurgias ortopédicas continue sendo reduzida. Após as intervenções no ombro, os próximos procedimentos previstos incluem cirurgias de joelho, como a correção de rotura de menisco, com meniscectomia parcial ou total. A medida faz parte de um esforço contínuo para atender especialidades com maior demanda e garantir mais qualidade de vida aos pacientes que aguardam por esses tratamentos por anos.