Aproximadamente 500 pessoas participaram do 1º Seminário da Adoção realizado na terça-feira e ontem, no anfiteatro das Faculdades Integradas deTrês Lagoas (Aems). O encontro foi promovido pelo grupo de Apoio à Adoção “Ato de Amor” (GRAATA).
De acordo com a psicóloga e integrante do GRAATA, Jaqueline Lima de Souza, o público superou as expectativas dos organizadores. “Não imaginávamos que tantas pessoas pudessem participar do evento. Estamos satisfeitos com os resultados”, disse. Jaqueline destacou ainda que o auditório interagiu bastante com os palestrantes. “Chegamos a extrapolar o tempo para a perguntas devido ao grande interesse das pessoas em saberem mais sobre adoção”, completou.
Palestrantes do município, de Campo Grande e de outros estados abordaram vários temas ligados à adoção durante os dois dias de encontro. A entrega do Filho em Adoção, Evolução da Adoção no Brasil e Seu Atual Contexto e Adoção Internacional estiveram entre os assuntos tratados por eles. A prefeita Márcia Moura (PMDB) e representantes das secretarias também participaram do encontro.
O GRAATA foi criado no dia 11 de maio do ano passado, mas sua primeira reunião aconteceu em junho. O grupo não tem fins lucrativos e seu objetivo é estimular, apoiar e divulgar a prática da adoção. Segundo Jaqueline, o grupo visa ainda trabalhar pelo direito de crianças e adolescentes para que possam ter a possibilidade de ingressar em uma família substituta por meio da adoção. Cada reunião conta com um palestrante diferente que pode esclarecer as dúvidas dos participantes.
As reuniões acontecem todas as primeiras terças-feiras do mês, às 19h, na sala do Tribunal do Júri no Fórum. A entrada é gratuita e a reunião é direcionada a todos os interessados pelo assunto. Ela disse que muitos dos participantes tornaram-se pessoas diferentes após se envolver com as reuniões. “Eles estão mais seguros em adotar. Muitos chegam até nós com receios de se tornarem pais de coração. Mas o trabalho que desenvolvemos tem aberto as mentes deles”, completou.