Iniciou ontem em Três Lagoas a campanha de vacinação contra a gripe suína. O Programa Municipal de Imunização espera vacinar 12.890 pessoas, sendo 2.300 crianças, 1.300 gestantes e 9.200 idosos.
Conforme a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Umberta Correia Silva Azambuja, neste ano, a vacina contra a gripe A será combinada com a vacina da gripe influenza sazonal, que anteriormente era destinada apenas aos idosos com idades a partir de 60 anos. Neste ano, crianças com idades entre seis meses e dois anos, gestantes, indígenas e funcionários da saúde também serão imunizados.
A vacina estará disponível em todos os postos de saúde da cidade, das 8hs às 17hs, inclusive no posto de saúde de Jupiá.
Umberta disse que a vacinação é importante, principalmente para os idosos, pois eles são vulneráveis aos vírus da gripe A e também da comum. Caso eles não sejam vacinados podem ter complicações acarretadas pela gripe, como a pneumonia e problemas respiratórios. Esses agravamentos podem levar o paciente à morte.
“Não considero os outros grupos menos importantes, mas é que o idoso, geralmente, é mais sensível. Porém isso não significa que a criança ou a gestante deixem de participar da campanha”, enfatizou.