Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Associação Amigos da Lagoa promove ação para restaurar bombas

O grupo vem desenvolvendo várias atividades para melhoria da Lagoa

Associação Amigos da Lagoa promove ação para restaurar bombas

A Associação Amigos da Lagoa, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Três Lagoas, vão promover, hoje, uma ação para recuperar as bombas de recalque da 2ª lagoa. O equipamento, que está quebrado há algum tempo será recolhido para manutenção visando a futura captação de água da 2ª lagoa para a Lagoa Maior.

A associação é sem fins lucrativos e foi criada desde agosto deste ano com o objetivo de cuidar e preservar o ponto turístico da cidade, as lagoas. Várias ações já foram promovidas em prol dos lagos pelo grupo.

Segundo Claudio Roberto Souza Santos, conhecido como Jacaré, presidente da Associação, a previsão é que o equipamento esteja funcionando até o fim da semana.

Outro projeto a ser desenvolvido pela instituição é o de limpeza dentro da Lagoa Maior.  Santos explicou que, atualmente o nível da Lagoa Maior encontra-se abaixo do normal, é preciso elevar o nível da água em 10 centímetros para que os barcos possam trafegar no local. A ação já foi autorizada pela Secretaria do Meio ambiente e contará com auxílio por meio de caiaques e barcos a remo, em parceria com outras entidades.

Lixeiras 

No último domingo, dia 16, a Associação instalou 40 lixeiras de 50 litros em torno da lagoa. Na ocasião também acontecia um evento esportivo no local, todas as lixeiras, juntamente com 10 sacos de lixo orgânico, ficaram cheias em questão de horas. O lixo coletado foi suficiente para que três camionetes abarrotadas de sujeira e duas lixeiras do Postos de Entrega Voluntária (PEV) fossem encaminhadas para a empresa Financial Ambiental, responsável pela coleta seletiva na cidade.

As lixeiras são fruto de doações de empresas da cidade. Até o final do mês mais 40 lixeiras serão instaladas na Lagoa Maior. “Estávamos instalando as lixeiras, quando um empresário da cidade passou pelo local, ficou comovido com o trabalho da associação e doou mais 30 lixeiras”, disse o presidente.

O grupo também já conseguiu autorização junto a Secretaria do Meio Ambiente realizar exames e diagnosticar possíveis doenças nas capivaras existentes na lagoa.

Voluntariado 

Associação, que é sem fins lucrativos e visa melhorar e preservar as Lagoas da cidade, já conseguiu a mobilização de vários adeptos para a causa. Atualmente, eles contam com 12 voluntários, entre eles veterinário, técnico de meio ambiente, engenheiro florestal e biólogos.

Jacaré também ressaltou a necessidade da colaboração e conscientização de todos tanto para jogar o lixo nas lixeiras e não depredar esses objetos. Os interessados em ajudar ou participar dessa iniciativa podem ligar no telefone 67 9133 – 2132, falar com Jacaré.