Veículos de Comunicação

Exército

Bateria Antiaérea funciona em janeiro

Quartel de Três Lagoas começa a receber armamento que será usado por militares na vigilância do espaço aéreo da fronteira

Parte dos armamentos da Bateria Antiaérea começou a chegar na sede da companhia, em Três Lagoas - claudio pereira/jp
Parte dos armamentos da Bateria Antiaérea começou a chegar na sede da companhia, em Três Lagoas - claudio pereira/jp

A partir de 1º de janeiro do ano que vem o quartel do Exército de Três Lagoas passa a abrigar, oficialmente, a 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea, que funciona atualmente em Uruguaiana (RS). Parte do armamento, veículos e materiais usados pela nova companhia na vigilância do espaço aéreo da fronteira já chegou em Três Lagoas, em um comboio composto por 17 viaturas, no dia 7 deste mês. 

Não haverá solenidade de passagem de comando, porque, segundo o Exército,  houve apenas a transferência das organizações militares. O comandante da 2ª Companhia de Infantaria de Três Lagoas, major Guilherme Bottrel Carvalho, foi transferido para o Rio de Janeiro. A 2ª Companhia vai funcionar em Campos dos Goytacazes (RJ), onde funcionava o 56º Batalhão.
Rafael Salgado da Silva, major de artilharia e comandante da 3ª Bateria Antiaérea, também já está em Três Lagoas.  Segundo ele, a maioria dos militares da companhia optou em permanecer em Três Lagoas, inclusive cabos e soldados.

O militar também explicou que as duas organizações são de “naturezas distintas”. A Bateria Antiaérea, além de missões subsidiárias de apoio à população e das missões constitucionais de garantia da lei e da ordem, em operações de defesa externa, ficará encarregada da missão de prover a defesa antiaérea da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, com sede em Dourados. Assim, “a Bateria trabalhará constantemente no adestramento da troca para esta gama variada de missões”.

Ainda de acordo com o comandante, o quartel passou por vistorias técnicas e levantamento de custos para adequação de instalações. Inicialmente, segundo ele, o quartel receberá uma pintura, possivelmente no primeiro semestre de 2017.