Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Bombeiros dão dicas de como socorrer crianças engasgadas

Casos de engasgamento, asfixia, são muito comuns em bebês

Atendimentos feitos por telefone são bastante comuns, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar. Segundo o subtenente Cândido da Silva, as instruções básicas são: virar a criança ao contrário, de cabeça para baixo, aplicar cinco tapinhas leves nas costas e colocar o dedo indicador na boca da criança para facilitar o vômito. “Com estas instruções, o atendimento funciona em 90% dos casos”, diz o sargento.

Ele ainda recomenda que após a amamentação do bebê, o correto é aguardar em torno de 20 minutos antes de deitá-lo no berço. “Nós recomendamos que a criança seja colocada de lado, assim evita aspiração do líquido, caso ela vomite”, explica.

Socorro

Na última sexta-feira (16), o subtenente do Corpo de Bombeiros, Cândido da Silva, que estava fazendo uma vistoria, atendeu um chamado da vizinhança próximo ao local. A solicitação de que uma criança com poucos meses de vida, moradora do bairro São João, estava afogada com leite materno.

Orientações

Caso os pais não saibam como agir devem ligar para o número 193 e pedir as orientações ao Corpo de Bombeiro. A corporação dá dicas de como proceder nessas situações.

No caso de bebês, é necessário dar tapas nas costas e massagem no peito. Em crianças maiores, é preciso abraça-las por trás e pressioná-las na altura do peito até que o objeto seja expelido.