A campanha de vacinação contra a gripe suína não tem atingido a meta estabelecida pela Secretaria de Saúde de Três Lagoas. Até o momento, apenas 4.681 pessoas foram vacinadas (33%), sendo que a expectativa da saúde é imunizar 14.174 pessoas, entre idosos, gestantes, crianças, indígenas e profissionais da área da saúde. A campanha teve inicio no dia 25 de abril e será encerrada na próxima sexta-feira, 13.
Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Humberta Correia Silva Azambuja é provável que a meta não seja atingida até o último dia da campanha. Ela alertou a população quanto à importância de tomar a vacina, visto que o paciente passa a ficar protegido contra três vírus de gripe, sendo dois da gripe suína (H1N1 e H3N2) e um da influenza sazonal.
“É muito importante que a população se sensibilize quanto à vacinação contra as gripes. A vacina demora até 10 dias para começar a agir no paciente, por isso quanto antes se vacinar, melhor, pois o inverno está chegando e a gripe é comum nessa estação.
O grupo que mais preocupa o setor de imunização é o das gestantes. Atualmente existem 1.388 mulheres grávidas no município, entretanto, apenas 297 foram imunizadas. O grupo dos idosos é considerado o mais assíduo, pois 2.961 já foram imunizados.