A unidade do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e drogas (Caps/Ad) de Três Lagoas poderá passar a funcionar 24 horas por dia, ainda no primeiro semestre deste ano. A informação é do enfermeiro e coordenador do Caps/ad, Afrânio Augusto Alencar Azambuja. Ele explicou que a mudança faz parte da portaria 130 do Ministério da Saúde (MS), divulgada em janeiro deste ano. Nela, consta que Mato Grosso do Sul deve investir R$ 75 mil para que o centro seja adequado à nova exigência. A medida faz parte do Plano de Enfrentamento ao Crack, Álcool e outras Drogas “Crack, é possível vencer”, lançado no último mês de dezembro pelo governo federal.
O objetivo do novo tipo de atendimento é oferecer apoio integral aos dependentes químicos. Com o novo formato, eles poderão ficar no acolhimento noturno da unidade por até 14 dias. Para que funcione, o centro deverá manter plantões diários compostos por equipes interdisciplinares. Segundo Azambuja, a mudança não poderia ser melhor. “Após essa implantação, poderemos acompanhar de perto a evolução do tratamento”, destacou.
Para que a mudança seja efetivada, o Caps/ad precisará de um espaço maior. De acordo com Azambuja, um novo prédio vem sendo cotado para receber a unidade. Ele adiantou, porém, que não pode divulgar o novo local onde o centro poderá funcionar. “Pode ser que mude, por isso não quero arriscar”, contou. Afirmou também que o quadro de funcionários deverá ser alterado. “Precisaremos de mais profissionais para atender à demanda”, disse.
Segundo o coordenador, alguns casos de pacientes do Caps/ad mostram a necessidade do funcionamento 24 horas por dia. Muitos deles não têm casa e após passarem pelo atendimento durante o dia retornam às ruas. “Esses pacientes acabam ficando vulneráveis e voltam a usar drogas, o que dificulta o tratamento. Na maioria das vezes, eles nem retornam”, salientou. “Em casos extremos, nós o encaminhamos para o Albergue Municipal. Mas, a finalidade do albergue não é essa”, completou.