Três Lagoas
Carros de boi e de bode estarão presentes na 12ª cavalgada
A equipe organizadora acredita que cerca de duas mil pessoas participem do evento
A 12ª Cavalgada sul-mato-grossense será realizada neste sábado. A aglomeração dos cavaleiros e amazonas será na avenida Clodoaldo Garcia, na área onde circos e parques de diversão geralmente são montados. A saída está prevista para as 10h. A Cavalgada vai passar pelas principais ruas e avenidas de Três Lagoas, com chegada prevista em uma chácara, às margens da BR-158, em frente ao aeroporto. No local, os participantes vão saborear, gratuitamente, um almoço com cardápio típico: arroz carreteiro, feijão tropeiro e salada. Já a bebida será cobrada.
A equipe organizadora espera um público similar ao do ano passado, quando duas mil pessoas participaram do evento sertanejo que tem como objetivo resgatar e preservar a cultura rural. “Hoje, os caminhões e a ferrovia praticamente acabaram com a tradição de tocar boiadas de um local para outro”, disse Antônio Ramos, o Toninho. “Esta festa é uma maneira de relembrarmos, de reviver o passado e de ouvir o toque dos berrantes”, completou.
De acordo com Toninho, já estão confirmadas comitivas de cidades dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. A festa vai reunir pessoas desfilando a cavalo, em charretes, em bois adestrados, carros de boi e de bode. “É um evento cultural muito bonito”, frisou Toninho.
A cavalgada contará com troféus e medalhas para comitivas, cavaleiros e amazonas. Serão avaliados o traje, a organização, a tralha da tropa, a beleza etc. Perderão pontos os participantes que subirem em calçadas e canteiros centrais e aqueles que consumirem bebida alcoólica durante o percurso.
Exame dos animais
Segundo Toninho, só poderá participar da cavalgada animais que tenham em mãos o comprovante do exame de anemia infecciosa. Profissionais da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e vegetal (Iagro) estarão na saída e na chegada do evento conferindo a documentação dos animais.
Cavalgada Arapuá
No próximo dia 15, será a vez do distrito de Arapuá promover sua 7ª Cavalgada. A saída será às 10h, na antiga Escolinha do 512, e a chegada no sítio São Tomé, onde será servido almoço para os participantes.