Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Centro de Atenção Psicossocial comemora o Dia das Mães

Os 30 pacientes e seus familiares que participaram da confraternização aprovaram a iniciativa

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD), que presta atendimento a dependentes químicos e alcoólicos, promoveu na manhã de ontem uma confraternização alusiva ao Dia das Mães, que será comemorado no próximo domingo.

Conforme a coordenadora do CAPS, Natália Moraes, durante e a confraternização, vários profissionais aplicaram atividades envolvendo dinâmicas, reflexões e sorteio de brindes que foram confeccionados pelos próprios pacientes, como telas e panos de prato bordados. “Além do dependente receber acompanhamento de profissionais, eles ainda têm acesso à cultura através do artesanato. Temos uma professora de pintura que é voluntária e dá aula aos pacientes”, informou Natália.

Natália Moraes disse que a confraternização possibilitou que um momento de interação espontânea acontecesse, envolvendo o paciente e a família. “Os pacientes tiveram a oportunidade de falar e de ouvir. A família pode desabafar, comentando seus anseios”, comentou a coordenadora.

Os 30 pacientes e seus familiares que participaram da confraternização aprovaram a iniciativa, colocando o encontro como algo essencial para o tratamento. “Durante nossa confraternização, a emoção tomou conta do ambiente. Foi possível notar nos olhares dos pacientes e familiares o quantos estavam felizes”, disse Natália.

CAPS AD
O CAPS AD é um serviço de atenção psicossocial que presta atendimento aos pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas (álcool e drogas). Atualmente o local possui 220 cadastrados, sendo que a maioria é homem.

O atendimento é realizado de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 13h. Durante o período que permanecem na unidade, os pacientes recebem café da manhã e almoço.