Em nove semanas, o equivalente a pouco mais de dois meses, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 709 notificações de dengue por toda a Cidade. Segundo o boletim epidemiológico desta semana, até o dia 6 deste mês, Três Lagoas havia registrado 108 casos confirmados com a doença, entre eles 85 confirmados laboratorialmente e 23 por vínculo epidemiológico. Ainda permanecem na condição de suspeitos outros 394 casos e 206 foram descartados.
O boletim aponta ainda que quase 100% das notificações estão partindo do pronto atendimento e unidades de saúde pública. Desde o início deste ano, quando foi implantado “alerta geral” na Saúde por conta da dengue, as unidades notificaram 996 casos (do total de 709). Apenas 13 foram casos foram notificados por outras instituições, sendo Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (sete notificações), Laboratório Biocito (3), Hospital da Unimed (2) e consultório médico privado (1).
O boletim aponta que a doença começa a atingir bairros até sem casos da doença. Na tabela, a Secretaria de Saúde contabilizou apenas os casos confirmados laboratorialmente, 85, mas pode ser usada de base para acompanhar o avanço da dengue. De acordo com as estatísticas da Secretaria de Saúde, até a semana passada, haviam sido registrados casos da doença em 27 bairros da Cidade. O Jardim Alvorada aparece como campeão no número de casos: foram 16 confirmados até sexta-feira, o equivalente a 20% de incidência. Em seguida aparece o Jardim Dourado, com 12 casos (15%). O bairro Vila Nova ocupa o terceiro lugar; desde o início do ano, foram oito casos no maior bairro da Cidade, incidência de 10%. O Colinos e o Centro aparecem com sete casos cada, enquanto que o Nossa Senhora Aparecida registrou três casos até o momento.
Leia a matéria completa em nossa edição impressa