Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Coligação bombardeia principal complexo petrolífero do Estado Islâmico

Até domingo, os ataques visaram principalmente bases jihadistas

As forças da coligação liderada pelos Estados Unidos bombardearam neste domingo à noite (28), o principal complexo petrolífero controlado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI), na Síria, anunciou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos. “A coligação internacional atacou pela primeira vez a entrada e a sala de orações da Refinaria Coneco”, disse o o diretor da organização não governamental, Rami Abdel Rahman, acrescentando que aquele complexo industrial petrolífero, “sob o controle do EI, é o maior da Síria”. Segundo ele, o ataque tinha por objetivo obrigar os ativistas do EI a abandonar as instalações.

Os Estados Unidos e um grupo de países árabes, principalmente do Golfo Pérsico, iniciaram na terça-feira (21) uma ofensiva aérea contra posições jihadistas na Síria, um mês e meio depois de terem começado a bombardear alvos do EI, no Iraque.

Até domingo, os ataques visaram principalmente bases jihadistas e refinarias usadas pelos ativistas, para cortar a principal fonte de financiamento. O ataque à Coneco “não fez mortos entre os jihadistas, mas apenas alguns feridos”, disse Abdel Rahman. “A refinaria situa-se no Leste da Síria, na província de Deir Ezzor, rica em petróleo e próxima da fronteira iraquiana”.