Desde segunda-feira (11), aproximadamente 300 crianças frequentam as Colônias de Férias que estão sendo realizadas em Três Lagoas. Crase, Patrulha Florestinha, Pelotão Mirim e Comunidade AABB oferecem até o dia 11 de fevereiro opções de recreação e lazer. A proposta é que os alunos não fiquem ociosos e procurem pelos projetos, onde terão a oportunidade de realizar atividades sobre orientação e com segurança.
Segundo a coordenadora do Centro de Referencial Socil e Educacional – Crase “Coração de Mãe”, Nilce Figueiredo, as inscrições começaram em dezembro. “Foram 200 alunos inscritos apenas em dezembro. Todos os dias recebemos pais que vem assinar o termo para a permanência dos alunos. Além das crianças matriculadas no Crase, estamos atendendo também as do Projeto Florestinha”, explicou.
A coordenadora informou ainda que os pais podem procurar o Crase no horário de funcionamento, das 7h às 11h e das 13h às 17h. “Têm direito a participar da colônia os alunos que estudam no Crase ou fazem parte do Projeto Florestinha. Nesse período eles serão acompanhados por professores durante todas as atividades. Nossa intenção é que eles pratiquem atividades com segurança”, informou.
Além de atividades físicas, no Crase os alunos estão trabalhando em uma oficina, na confecção de instrumentos musicais. “No dia 10 está prevista uma apresentação de encerramento da colônia. Neste dia os alunos farão uma apresentação musical. Todos os instrumentos estão sendo confeccionados com materiais reciclados”.
Na AABB Comunidade, a média é de 70 crianças ao dia. “O objetivo é ocupar o tempo ocioso das crianças. Elas já têm um período em que não vão à escola, muitos ficam assistindo televisão, outros ficam em casa sozinhos. Nosso intuito é que essas crianças não fiquem nas ruas e que a mãe fique sossegada sabendo que ele está em atividade, com segurança e estrutura. É um momento onde podem exercitar a criatividade, o respeito às regras e a integração com os colegas”, ressaltou a coordenadora Evalda dos Reis Ferreira.
A coordenadora pedagógica da AABB Comunidade, Elaine Cristina de Freitas Ornellas, enfatiza que as atividades são voltadas ao lúdico. “Estamos trabalho com filmes, sempre de cunho educativo. Levamos até eles conceitos. Trabalhamos temas como violência, crença, respeito, valores. Também nos preocupamos em fazer um resgate das brincadeira antigas, como corrida com ovos, corrida do saco; tudo para que essa cultura seja mantida”, comentou.
No Pelotão Mirim, das 120 crianças atendidas, 40 estão indo à colônia de férias. Segundo o coordenador, Marcos Paulo Martinez, muitas crianças estão viajando. “Acho que a procura está baixa, sei que muitas estão viajando, mas é bom que os pais saibam que podem trazer os filhos. Estamos com atividades no dia todo. Futebol, vôlei, vídeo game, natação, oficina pedagógica, entre outros que garantem a diversão”, informou.